sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Acidentes de Carro

Perante um acidente de automóvel é necessário agir com rapidez. Se existirem já pessoas a ajudar, o melhor que tem a fazer é seguir em frente e retirar-se do local. Se não existe ninguém no local deverá averiguar a situação de modo a ajudar sem causar maior perigo para as pessoas afectadas ou mesmo para quem socorre.


Actuação


- Para o próprio carro fora da estrada. Se for de noite, dirigir a luz dos faróis, em posição de cruz, até ao lugar do acidente.

- Se se tiver incendiado, apagar o fogo do veículo sinistrado com areia, terra ou extintor. Nunca utilizar água.

- Desligar o motor dos veículos acidentados de forma a evitar incêndios e accionar o travão de mão.

- Sinalizar o local de forma bem visível.

- Se existe mais do que uma pessoa a ajudar, que uma delas procure ajuda especializada.

- Se existe mais do que um ferido, atender primeiro o mais grave.

- Se o acidentado é um motociclista nunca se deve tirar-lhe o capacete.

- Afrouxar a roupa do acidentado e cobri-lo com uma manta ou casaco, com a preocupação de que esteja o mais cómodo possível.

- Verificar a pulsação e a respiração.

- Se existem alterações, deitar-lhe a cabeça para trás levantando-lhe o queixo com cuidado para libertar as vias respiratórias.

- Devido ao risco de que sofra de fracturas e/ou lesões, não se deve mover o acidentado, a menos que a sua segurança assim o exija.

- Se estiver consciente, conversar com ele, tranquilizá-lo e pedir-lhes detalhes sobre possíveis lesões ou doenças anteriores que possam ser importantes para o médico.

- Prestar os primeiros socorros segundo o tipo de lesões que se encontre e dos meios de que se disponha, no caso de se saber como o fazer.

- Evacuar os feridos com as precauções que se as suas lesões determinam. Evitar amontoar os feridos num automóvel com a ânsia de os transportar para um centro médico.

- Reter toda a informação possível sobre o local, as circunstâncias e o momento do acidente. Se não for possível transmitir directamente ao médico os dados memorizados, é preciso anotá-los e assegurar-se de que eles os receba.

- Quando o veículo acidentado é um camião-cisterna que transporta produtos químicos, é necessário duplicar a prudência: pode ser perigoso aproximar-se sem ter roupa ou protecção especiais.


Remoção do Acidentado

Se, depois de comprovar que o seu estado o permite e que não existem lesões na coluna vertebral, se decide a ajudar o acidentado a sair do veículo, é necessário segurá-lo por trás, passando-lhe os braços por cima das axilas e agarrar-lhe a mandíbula (maxila/peça da armadura bucal) com uma mão para lhe segurar a cabeça quando o largar.

No caso de existir uma hemorragia é preciso tentar estancá-la com pensos e compressão. Se existirem fracturas, estas devem ser imobilizadas adequadamente. De seguida é preciso proteger as feridas e as fracturas abertas e com pensos e, se possível, com ligaduras. Se a vítima apresenta um quadro de choque ou colapso circulatório, colocá-la em posição lateral de segurança (posição que iremos explicar e aprofundar mais à frente) e abrigá-la convenientemente até que receba a oportuna assistência médica.


Sem comentários: