domingo, 25 de janeiro de 2009

Queimaduras

O que são?

São lesões na pele provocadas pelo calor, frio ou por outros agentes físicos ou químicos, tais como: fogo, atrito, fricção, líquidos ferventes, vapores, electricidade, radiações solares, etc.
Estas lesões têm consequências graves no nosso corpo, desfigurando-o e ocasionando perda de função ou movimentos, deformando ou lesando órgãos, podendo, mesmo, causar a morte por desidratação, choque ou infecção.

A avaliação da gravidade é importante para determinar o estado crítico da vítima e, assim, determinar a necessidade de tratamento e evacuação. Essa avaliação é feita tendo em conta os factores de gravidade: profundidade, extensão, localização e idade.


Profundidade







As imagens ajudam na compreensão da profundidade/grau da queimadura.



1º Grau: A camada de pele atingida é a epiderme. A pele apresenta-se vermelha (eritema), quente, seca, dolorosa e sente-se ardor.






2º Grau: Para além da epiderme é também atingida a derme. A pele apresenta-se igualmente vermelha, quente, seca com ardor e dor, aparecendo flictenas (bolhas) que têm no seu interior um líquido (plasma).






3º Grau: é atingida a totalidade do tecido cutâneo e tecido adiposo. Há destruição da pele e de outros tecidos adjacentes, podendo chegar à carbonização. Poderá haver destruição das extremidades de nervos sensitivos. Todavia, à volta das zonas de terceiro grau, há outras de 2º e 1º que mantêm as terminações nervosas intactas, o que causará bastante dor.


Extensão

Tem em conta a quantidade de pele atingida. Se uma vítima tiver um membro superior queimado ou uma área equivalente, deve ser considerada um "grande queimado", situação que é sempre muito grave. Um indivíduo com um terço da sua pele queimada poderá morrer em consequência das lesões decorrentes da queimadura.

Localização

Queimaduras na face, mãos, órgãos genitais e articulações são sempre graves independentemente do seu grau. Também as queimaduras anteriores do tórax e do pescoço devem ser consideradas graves.

Idade

As queimaduras são mais graves nas idades extremas (crianças e idosos) sendo, nestes casos, o risco de infecção maior (sepsis).

Situações ocasionadas

  • Choque - Devido à dor violenta e perda abundante de plasma quando esta se verifica. É frequente nos grandes queimados.
  • Infecção - Frequente nas queimaduras de 3º grau pela destruição da pele (perda da defesa contra as infecções).
  • Edema da Glote - Devido à reacção do calor sobre a mucosa laríngea, esta edemacia pode provocar obstrução da via aérea superior.
  • Lesão pulmonar - Este tipo de lesão pode ser provocada por calor directo ou vapor de água quente e em particular por fumos que provocam reacção inflamatória pulmonar.

Sem comentários: