domingo, 25 de janeiro de 2009

Queimaduras - Primeiro Socorro

Queimadura - O que fazer?
--------------------------------
1º Grau
- Arrefecer o mais possível até a dor desaparecer por completo, colocando sobre a zona atingida compressas ou panos limpos sem pêlos, molhados com soro fisiológico ou com gelo.
- Pode também colocar a área lesada debaixo de água corrente (o jacto da água deverá ter pressão média) durante cinco a dez minutos.
- Se a pessoa tiver anéis ou pulseiras deverá retirá-los aquando da lavagem da queimadura. Assim, o anel ou pulseira serão retirados deslizando sobre a pele, sem causar atritos.
- Depois da lavagem, secar suavemente a zona afectada.
- Deverá passar um antiséptico não irritante.
- Nunca, em caso algum, deverá colocar na pele cremes, pomadas, loções ou remédios caseiros, como farinha, manteiga ou óleo.
- Por fim, colocar uma gaze esterilizada que cubra toda a região da lesão e prendê-la com um adesivo.

2º Grau
Arrefecer com soro fisiológico. Se necessário, promover a evacuação da vítima para o hospital. Não rebentar as flictenas.


3º Grau
No caso de queimaduras graves (e extensas) será necessário o tratamento hospitalar. Por isso mesmo, nestes casos, deverá contactar o pessoal médico e chamar uma ambulância.
No caso de se prever que a equipa médica não chegará rapidamente, aproximadamente em meia hora, é conveniente:
- Dar de beber à vítima, a fim de a hidratar.
- Retirar a roupa, rasgando-a com uma tesoura. Nunca deverá arrancar a mesma ou quaisquer objectos agarrados à pele ou carbonizados.
- Se a pessoa possuir anéis ou pulseiras estes deverão ser retirados, com a ajuda de água fria, antes que a inflamação não o permita.
- Deverá molhar a zona afectada com água fria ou cobrir com um lençol ou toalha molhados. Isto ajudará a atenuar e a arrefecer a ferida.
- Ajudará, ainda, se virar a vítima com a boca para cima e as pernas ligeiramente levantadas em relação ao corpo.
- Deverá vigiar os sinais vitais: nível de consciência, respiração e pulsação) e comunicá-los assim que chegar a ambulância.
--------
--------
Casos Especiais
  • Queimaduras nos olhos - Lavar com um fio de soro fisiológico corrente, do canto lacrimal (interno) para o canto temporal (externo). Deixar o globo ocular humedecido. Colocar a vítima num ambiente com pouca luz, a fim de evitar a colagem das pálpebras - óculos escuros. Não fazer penso oclusivo.
  • Queimaduras nas articulações e em zonas de contacto - São locais onde a pele queimada pode ficar em contacto com pele também queimada, o que pode originar colagem. Assim, em todos estes pontos deve interpor compressas ou panos limpos, sem pêlos e molhados, para se evitar a colagem.
  • Queimaduras provocadas por produtos químicos - Ocorrem quando a pele entra em contacto com produtos cáusticos, ácidos ou alcalinos. Na maioria das situações a vítima é rapidamente colocada debaixo de água corrente, de preferência chuveiro, completamente vestida. A roupa é retirada durante o duche, o qual deve demorar, no mínimo, de 15 a 20 minutos, sendo esta a primeira atitude a tomar. Quando a quantidade de produto químico é grande ou, tratando-se de pó, deve retirar-se o máximo possível com um pano antes de fazer a lavagem pois o pó poderá fazer reacção com a água e provocar um aumento da lesão. Nunca usar produtos neutralizantes que podem causar maior lesão devido a reacções químicas com libertação de calor.

Sem comentários: